5ª etapa Campeonato Gaúcho de MTB – Bento Gonçalves

A etapa de Bento Gonçalves, foi a 5ª do Campeonato Gaúcho de Mountain Bike. Esta etapa também foi válida como a 1ª do Circuito Soul do RS. A prova aconteceu domingo, dia 25 de junho.

Foram percorridos dois circuítos, classificados entre PRÓ e SPORT:

  • Circuito PRÓ: 78,4 km e 2320m de altimetria – https://www.strava.com/activities/1041551242
Mapa e perfil altimétrico circuíto PRÓ

Mapa e perfil altimétrico circuíto PRÓ

 

 

 

 

 

 

 

  • Circuito SPORT: 48,4 km e 1440m de altimetria  – https://www.strava.com/activities/1024192412
Mapa e perfil altimétrico circuíto SPORT

Mapa e perfil altimétrico circuíto SPORT

 

 

 

 

 

 

 

A competição contou com bom público, inclusive atraindo atletas de fora do estado. Nossos atletas enfrentaram a dureza dos trajetos e concluíram mais este desafio.

Elias fala um pouco como foi a prova dele: “Largamos em movimento sem separação por categorias, o que fez com que se formasse um grande pelotão. Até a entrada da trilha, o ritmo foi assustador, ainda mais com as descidas, na trilha uma sequência louca de tombos e problemas mecânicos. Me envolvi em um tombo coletivo com vários atletas. Um deles caiu sobre a minha bike, que acabou entortando a gancheira e o câmbio traseiro (enterrou nos raios ). Desmontei a roda, perdi uns 15min nessa função, e fiquei sem 4 marchas a 46/40/13/11. Se o percurso já era duro, com os problemas de relação se tornou um pesadelo com mais 70km pela frente. Mantive o foco e tentei imprimir um ritmo viável com as limitações mecânicas, conseguindo recuperar muitas posições. Infelizmente, não o suficiente para premiação. Com os pontos que conquistei continuo na liderança do campeonato. No fim, fica o sentimento por não ter alcançado o objetivo máximo, mas feliz por ter superado todas as adversidade..”

Elias

Elias

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma impressão geral que ficou sobre a prova e sua organização é que a largada deveria ter sido realizada por categorias, uma vez que ainda em trecho urbano, enfrentaram em pelotão uma descida em asfalto muito veloz, molhada. Houve tombo feio.

A trilha, como ficava bem no início da prova também, e era em downhill, um tanto quanto técnico, também gerou transtornos, uma vez que ocorreu congestionamento e vários tombos. Mais uma vez, a largada ter sido feita por categorias, minimizaria isso.

E, a não diferenciação de filas, para retirada dos kits de prova, de quem fez inscrição antecipada para quem estava fazendo antes da prova, provocou atraso grande, prejudicando o aquecimento dos atletas e, inclusive, atrasando a largada do evento.

Esperamos que estas observações sirvam, sempre, para melhorar os eventos futuros.

Nossos atletas finalizaram a prova com bons resultados:

  • Juliano foi e Jonas 9º na Elite;
  • Diego fez na Sub30;
  • Elias fez 10º e Marin 16º na Master A1;
  • João foi o 12º na Master A2;
  • Ronaldo foi o CAMPEÃO na Master C1;
  • Felipe foi o CAMPEÃO na Junior;
  • Walter ficou em na Juvenil.
ACISAPI/KAAPORA - Bento Gonçalvez 2017

ACISAPI/KAAPORA – Bento Gonçalves 2017

 

 

 

 

 

 

 

 

 

<<< Resultados Completos >>>

Confira o vídeo produzido pela organização do Circuíto Soul do RS:

 

Em breve, mais provas pela frente! Sul Bike Race, 6ª Etapa do Gaúcho de MTB e Campeonato Brasileiro de Ultramaratona!!

Dá-lhe!

 

#ACISAPIKAAPORA

#Stroopwafelmoinho #OvosFilippsen #GerberLeathers #Sapatilhas_Mormaii #OrloStore #PetStore #EasyScroll #DandaBike #CiclistaDione #Camelbak